Pages

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Descoberta pintura oculta sob obra de Van Gogh



Uma equipe de cientistas europeus divulgou um novo método para extrair imagens ocultas em pinturas antigas. Através deste sistema, eles conseguiram recriar um retrato de uma mulher que estava esboçado por baixo da obra Patch of Grass, pintada por Vincent van Gogh em 1887, informa a agência AP. A tela foi feita em Paris, quando o pintor vivia com o irmão Theo.

Os pesquisadores usaram raios X de alta intensidade para encontrar a imagem desfocada da mulher em preto e branco debaixo de outra pintura. O novo método foi criado por Joris Dik, um cientista de materiais da Universidade de Delft, na Holanda, e Koen Janssens, um químico da Universidade da Antuérpia, na Bélgica.

Segundo os historiadores, a tecnologia poderá levar a um melhor conhecimento da evolução de Van Gogh como pintor. Embora não seja rigorosa em cada detalhe, a imagem produzida é do rosto de uma mulher que também teria sido utilizada por Van Gogh como inspiração para uma série de retratos antes da obra-prima de 1885, batizada de "Comedores de Batata".

Com um acelerador de partículas em Hamburgo, os cientistas descobriram uma visão parcial e sem cor da pintura escondida, onde apareciam apenas vagos contornos da personagem retratada debaixo da obra. "Visualizamos com grande detalhamento o nariz e os olhos de acordo com a composição química", disse DIk. Além disso, foram necessários dois dias de trabalho para explorar apenas 45,15 cm² da tela.

A obra está exposta no museu Kroller-Muller, na cidade holandesa de Otterlo.

0 comentários: