Pages

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A ARTE DO PINTAR A PASTEL




Os pasteis são básicamente, pigmentos em pó misturados com a quantidade de goma ou resina necessaria e suficiente para aglutina-los. Por esta razão, as cores obtidas são limpas e intensas, o que permite aos artistas realizar obras de grande contraste e luminosidadeA palavra pastel deriva precisamente da massa ou “pasta” que é formada para depois ser moldada em barras.




(Desenho feito a partir de lápis pastel)


A magia dos pasteis...O encanto e a frescura dos pasteis, a pureza das cores e a sua imediata resposta quando aplicada ao papel são parte da natureza e esencia deste maravilhoso medio.
Graças a sua versatilidade, podemos tanto desenhar como pintar com eles, ja que posuem algumas das qualidades de ambas tecnicas.Podemos fazer linhas sobrepostas e justapostas, veladuras, podemos trabalhar com empaste e cores saturadas sem ter que esperar que a pintura seque para aplicar novas camadas. Se forem devidamente tratados, pastéis pode durar indefinidamente.
Se nos seus inicios o pastel foi considerado como um complemento para o desenho na tecnica do retrato, hoje em dia esta é uma tecnica que não conhece barreiras tematicas, estilisticas nem conceituais.


Tipos de Pastel


Pastel seco, lápis pastel, pastel a óleo...são alguns dos tipos de pastel mais usados pelos artistas plasticos de hoje!

As barras de pastel são basicamente compostas de pigmentos de cor e aglutinante, ambos misturados e moldados dando forma as barras que conhecemos.
A sua consistência varia e depende da quantidade e tipo de aglutinante incorporado á mistura; quanto mais aglutinante tiver a mistura, mais dura esta resultará, e menos brilho terá o pastel. Por tanto as barras mais brilhantes serão e porem mais frágeis.
Devidamente tratado, o pastel conserva a sua força e frescura durante décadas, e incluso séculos.
Existem vários tipos de pastel. Cada um proporciona resultados diferentes com a aplicação de técnicas diferentes.


Pastel seco - Suave.


Encontra-se em caixas de conjuntos de 10 unidades até 200. Podem ser de forma cilíndrica ou de paralelepípedo, dependendo da marca. Também pode ser adquirido individualmente. È um material mais barato que os lápis pastel e utiliza-se para trabalhos menos minuciosos e detalhados.
Alguns bons exemplos de obras realizadas com este material, são as pinturas de Degas e outros artistas com estilo impressionista.
As cores pastel só podem ser misturados no próprio papel ou superficie de trabalho, o que significa que é aconselhável ter mais do que 10 cores.A consistência do pastel seco varia de acordo com as marcas. Assim por exemplo, podemos dizer que a marca Grumbacher é de consistência suave, permitem espalhar melhor a cor e podem ser corrigidos os erros e sobrepostas camadas com mais facilidade.
Os Rembrandt são também suaves, mas as vezes torna-se difícil manter a cor no papel devido á sua extrema suavidade. Faber Castel, têm o pastel de maior consistência.
Cada pessoa de acordo com a sua preferência deverá testar varias marcas até encontrar aquela que mais se adeqúe ao seu estilo de trabalho.

Pastel seco- Duro.

Os pastel duro, é aquele que têm muito aglutinante na sua mistura com os pigmentos, por esta razão, as cores são menos vivas e brilhantes. Na actualidade não se encontra com tanta facilidade como os pastel suave, devido ao facto que muitos artistas utilizam os lápis a cor para substituir o efeito que se podia conseguir com os pastéis duros.



Lápis Pastel.

Apresentam-se como o nome indica, em forma de lápis e normalmente são vendidos em conjuntos de 50 cores ou mais. São ideais para pormenorização e detalhes nos desenhos e pinturas.


Pastel a Óleo.

Outra qualidade de pastel que existe é o pastel a Óleo, que consiste na mistura de pigmentos, óleo inerte e cera.A técnica de aplicação difere do pastel seco principalmente devido ao facto de estes terem mais aderência á superfície de aplicação.

Mais informações?
Acesse:
http://www.atelier-online.com/tipos-de-pastel.html
(Por: Elmo Freitas, colaborador do Blog.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Que Blog lindo! As pinturas também! Obrigado pela sua visita em meu Blog. Volte sempre!

Anônimo disse...

gosto das cores pastel de olio são boas

Anônimo disse...

poslovno svetovanje [url=http://www.poteza.info]poteza[/url]